terça-feira, 15 de fevereiro de 2011

Piaget e a Epistemologia Genética


A epistemologia Genética foi desenvolvida por Jean Piaget, com base nas teorias do apriorismo e o empirismo, que significa o estudo dos mecanismos do aumento dos conhecimentos. Para Piaget a inteligência é adaptada pelo organismo a uma nova situação, a inteligência do individuo se desenvolve através das experiências que o meio lhe oferece e ela pode ser exercitada trazendo um aperfeiçoamento.
Essa teoria epistemológica diz que o comportamento dos seres vivos não é inato, nem resultado de condicionamento é uma adaptação a novas situações, e quanto mais complexa for a interação do individuo com o meio maior será sua inteligência. Para participar adequadamente desta interação, ou seja, o indivíduo só recebe certo conhecimento se estiver preparado para recebê-lo, agindo sobre o objeto e sabendo relacioná-lo como os conhecimentos já existentes, o organismo precisa ter um conhecimento anterior para assimilar e transformar o novo conhecimento.

Para se construir uma inteligência é precisão conhecer as etapas sucessivas e superá-la com complexidades crescentes. Essas etapas são as seguintes:

- Período Sensório-Motor - do nascimento aos 2 anos, aproximadamente
- Período Simbólico - dos 2 anos aos 4 anos, aproximadamente
- Período Intuitivo - dos 4 anos aos 7 anos, aproximadamente
- Período Operatório Concreto - dos 7 anos aos 11 anos, aproximadamente.
- Período Operatório Abstrato - dos 11 anos em diante

Conhecer essas etapas é muito importante para o desenvolvimento da inteligência e é preciso saber que em cada uma delas o individuo adquiri novos conhecimentos e apresentando características e possibilidade de crescimento.

Por Sueli Lopes Martins

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