sábado, 12 de dezembro de 2015

DISTORÇÃO DO PENSAMENTO

As distorções do pensamento são disfunções que acontecem no processamento das informações, ao tentar se adaptar aos esquemas negativistas. São erros que reforçam a crença do paciente em seus conceitos depressivos.


Mas para entender melhor as distorções, vamos às definições de pensamento que segundo Velloso (VELLOSO, 2001) é como o “trabalho mental que emprega os materiais coletados pela atenção, percepção, memória e consciência, organiza por meio das associações e da imaginação, influenciado pela inteligência e pela afetividade, com o objetivo de ajustar-se à realidade”. Já Nobre de Melo (MELO, 1979) define o processo do pensar como o estabelecimento de integrações significativas dirigida a objetos e estados de fatos e que é o pensar que produz o conteúdo do pensamento.

Para Beck (Beck, 1997) as distorções do pensamento podem ser representadas como Filtragem, Pensamento polarizado, Generalização, Tirar conclusões precipitadas, Catastrofização, Personalização, Falácias de controlo, Falácia da justiça, Culpa, Os “deverias”, O raciocínio emocional, Falácia da mudança, Etiquetagem generalizada e Estar sempre certo.
  

Filtragem

Dificuldade de enxergar o tanto o lado positivo quanto o negativo das experiências. Tem uma visão de realidade distorcida.


Pensamento polarizado

Não há meio termo ou é tudo ou nada, temos que ser perfeitos ou seremos uns falhados. Como este pensamento não tem meio termo, as argumentação, julgamento e concepções tem termos absolutos, não há alternativas.

Generalização

Chega à conclusão baseada em um único incidente ou elemento de prova. Se algo de ruim acontece uma vez, irão acontecer mais vezes. Utiliza um único evento desagradável como um padrão de derrota sem fim.

Tirar conclusões precipitadas

Sem que os outros nos informem, acredita-se saber o que elas estão sentindo e porque agem de determinada forma. As conclusões podem ser tiradas através de uma leitura mental, acreditar ter acesso aos pensamentos de outra pessoa ou Leitura do futuro, criando expectativas de como as coisas vão acontecer.

 Catastrofização

Espera-se que uma catástrofe aconteça, independentemente da razão, tem incapacidade de prever outra coisa senão o pior ou considerar uma situação como insuportável quando apenas é uma situação incômoda.

Personalização

Pensa que tudo o que as pessoas fazem ou dizem está relacionado a ela. Utiliza-se da comparação com os outros, tentando determinar quem é mais inteligente, mais bonito etc.

Falácias de controle

Senti-se controlado por fatores externos, se vê como uma vítima impotente do destino.

Falácia da justiça

Tem um sentimento de ressentido porque acredita que sabe o que é a justiça ou o que é justo, mas as outras pessoas normalmente não concordam.

Culpa

Por vezes atribui a responsabilidade por sua dor á pessoa, ou então dirige a culpa dos problemas para si mesmo. Por exemplo, dizendo coisas do tipo: “Pare de fazer-me sentir mal comigo mesmo!”.

Os “deverias”

Muitos têm uma lista de regras rígidas sobre os outros e acerca da forma como devemos comportar-nos. A consequência emocional é o sentimento de culpa. Quando se dirige afirmações de dever em relação aos outros, muitas vezes tem raiva, frustração e ressentimento, e o mesmo pode acontecer quando se dirige esse tipo de afirmações a si mesmo.

 O raciocínio emocional

Acredita que tudo o que sente deve ser automaticamente verdade. Sentindo-se estúpido e aborrecido, então tem que ser estúpido e enfadonho.

Falácia da mudança

Espera que os outros mudem para se adequarem a ele.. Acredita que as pessoas precisam, porque as  esperanças de felicidade parecem depender inteiramente delas.

Etiquetagem generalizada

Generalizar uma ou duas qualidades num julgamento negativo global. Estas são formas extremas de generalizar, e também são referidos como “rotulagem”. Ao invés de descrever um erro no contexto de uma situação específica, se anexa um rótulo prejudicial para si mesmo.

 Estar sempre certo

Tentar constantemente provar que as nossas opiniões e ações são corretas. Estar errado é impensável e fará o que for necessário para demonstrar que esta certa.

Nenhum comentário:

Postar um comentário