domingo, 13 de dezembro de 2015

Ética X Moral

Ética


A ética é a parte da filosofia que estuda a moral, isto é, que conjetura sobre as regras morais. As reflexões sobre ética podem inclusive contestar as regras morais vigentes, compreendendo-as como ultrapassadas, por exemplo.

 Moral

A moral engloba as regras que temos de seguir para viver em sociedade, regras estas criadas pela própria sociedade. Quem segue estas regras é uma pessoa moral; quem não, uma pessoa imoral.

Exemplificando


Ética é aquilo que você não faz independente se alguém está vendo ou não, são seus princípios que estão em jogo, já moral é aquilo que você não faz na frente dos outros, por medo de ser julgado.

Gustavo Bernardo, conta um exemplo famoso, o caso de Rosa Parks, a costureira negra que, em 1955, na cidade de Montgomery, no Alabama, nos Estados Unidos, desobedeceu à regra existente de que a maioria dos lugares dos ônibus era reservado para pessoas brancas. Já com certa idade, farta daquela humilhação moralmente oficial, Rosa se recusou a levantar para um branco sentar. O motorista chamou a polícia, que prendeu a mulher e a multou em dez dólares. O acontecimento provocou um movimento nacional de boicote aos ônibus e foi a gota d’água de que precisava o jovem pastor Martin Luther King para liderar a luta pela igualdade dos direitos civis.
No ponto de vista dos brancos racistas, Rosa foi imoral, e eles estavam certos quanto a isso. Na verdade, a regra moral vigente é que estava errada, a moral é que era estúpida. A partir da sua reflexão ética a respeito, Rosa pôde deliberada e publicamente desobedecer àquela regra moral.

Nenhum comentário:

Postar um comentário