terça-feira, 15 de junho de 2010

Psicopedagogia


A importância da Psicopedagogia

Por Sueli Lopes Martins
Psicopedagoga


A psicopedagogia é uma área criada para atender em sua grande maioria crianças, que por algum motivo tem dificuldades em aprender. Ela é voltada para a aprendizagem humana e pra todo individuo em processo de aprendizagem.
O psicopedagogo é um profissional que previne e trata das dificuldades de aprendizagem. Ele pode atuar em clínicas, instituições escolares, hospitais, empresas e em campo de pesquisa. O objeto de estudo da psicopedagogia é o ser cognoscente que precisa superar sua dificuldade de aprendizagem.
Inicialmente a psicopedagogia tinha o objetivo de fazer a reeducação das crianças portadoras de dificuldades, devido alguma deficiência, hoje um psicopedagogo é capacitado para atuar em todos os níveis da aprendizagem humana e não só em relação a problemas de aprendizagem. Ela pode ser trabalhada em três situações diferentes, como na psicopedagogia clinica, a preventiva e a da pesquisa cientifica.
Na piscopedagogia clinica, o trabalho é feito com o objetivo de resolver a dificuldade existente na aprendizagem, onde existe a intenção de cura, ou seja, resolução do problema desenvolvendo na pessoa com dificuldade, o desejo de aprender, mostrando suas capacidades.
A psicopedagogia preventiva tem como meta aperfeiçoar as práticas educativas, mostrando novas maneiras de se ensinar e que cada um tem uma forma de aprender, isso facilita o processo de aprendizagem, diminuindo ou até mesmo acabando com os problemas.
A pesquisa cientifica na psicopedagogia contribui para fortalecer e aperfeiçoar os trabalhos desenvolvidos junto às crianças e aos jovens, formando adultos mais capazes e até mesmo reeducando jovens desviados.
No Brasil a psicopedagogia esta se desenvolvendo rapidamente, o campo de atuação deste profissional fica cada vez maior. Cresce a cada dia o numero de instituições escolares que tomam consciência da necessidade deste profissional na formação de seus estudantes. Trabalhando efetivamente o psicopedagogo ouve e discutem os assuntos da escola, como a metodologia e as estratégias de ensino, sugere mudanças, promove uma interação entres todos os envolvidos no processo de aprendizagem, como os alunos, os professores e até familiares e funcionários.
Empresas também se conscientizam desta importância e abre portas para este profissional atuar no treinamento e desenvolvimento, sugerindo e coordenando cursos de atualização e melhorando as relações interpessoais.
Em instituições de saúde, o psicopedagogo atende paciente com o intuito de diminuir as perdas e os impactos causados pela doença, auxiliando no trabalho psicológico.
O campo de atuação da psicopedagogia é muito amplo, mas também muito complexo, pois exige no profissional conhecimentos interdisciplinares, além de constante atualização, para ser capaz de atuar ativamente e de forma eficaz em todos os níveis do processo de aprendizagem.

Nenhum comentário:

Postar um comentário