domingo, 20 de junho de 2010

Teorias de Aprendizagem na Aquisição de Linguagem


Teorias de Aprendizagem são os diversos modelos que visam explicar o processo de aprendizagem pelo individuo tanto em Psicologia quanto em Educação.
Desde a Grécia antiga é formulada várias teorias sobre aprendizagem, mas as mais usadas hoje em dia é a Teoria Cognitiva de Jean Piaget e a Teoria Sócio-interacionismo de Lev Vygotsky, no entanto não são as únicas, além delas existem a Teoria Empirista, Teoria do Apriorismo, Teoria do construtivismo, Teoria do Behaviorista, Teoria do conexionismo, Teoria humanista, entre outras.
Muitas destas teorias nos direcionam a aquisição da linguagem, conhecê-las é um passo importante para melhor interpretar as linguagens, pois ela é a primeiro passo da socialização.
Destacar uma teoria como a principal acaba sendo um pouco equivocada, pois em cada momento do conhecimento podemos ver uma delas, claro que em cada uma de nós temos uma teoria com base para nossos ensinamentos, mas vale ressaltar que mesmo quem tem uma característica totalmente Construtivista, por exemplo, uma vez ou outra emprega a Teoria Behaviorista em suas aulas.
Como cada indivíduo tem sua maneira de aprender, e é constituído de inteligências diferentes, cabe ao professor ter sua teoria para seguir como base, mas é necessário saber adaptar outras teorias quando sentir a necessidade especifica do aluno. Já vimos alunos que só aprende se tiver uma aula prática, outros somente com uma simples leitura, outros ainda só conseguem aprender se decorarem determinados assuntos.
Como a aprendizagem é um processo que podemos definir como a maneira de adquirir novos conhecimentos, mudar o comportamento e desenvolver habilidades.
Aprendizagem em grupo sempre causa algumas dúvidas em relação ao nosso desempenho tanto em assimilar o conhecimento quanto em se relacionar com os demais integrantes do grupo, isso acontece porque chegamos cheio de expectativas em se integrar com o grupo.

Sueli Lopes Martins
Psicopedagoga

Nenhum comentário:

Postar um comentário