quarta-feira, 9 de junho de 2010

Depressão infantil


Depressão infantil é difícil de ser identificada

Cássia Gisele Ribeiro

"Professores e pais revelam dificuldades para identificar, de maneira precoce, quando uma criança apresenta sintomas de um processo de depressão infantil". A afirmação é de Miriam Cruvinel, que tratou do tema em sua dissertação de mestrado: Depressão infantil, rendimento escolar e estratégias de aprendizagem em alunos do ensino fundamental, realizada na Faculdade de Educação da Unicamp.

"Reconhecer os sintomas depressivos nas crianças tem sido uma tarefa difícil para os pais e professores, dada a sua similaridade com outras dificuldades como, hiperatividade, distúrbio de conduta, agressividade e indisciplina", afirma Miriam. A pesquisadora alerta que a dificuldade em identificar os sintomas depressivos retarda e impede um tratamento, agravando o problema.

O estudo contou com dois objetivos principais: conhecer a prevalência de sintomas de depressão em alunos de uma escola municipal e investigar a existência de relação entre sintomas depressivos, estratégias de aprendizagem e rendimento escolar dos alunos.

Inicialmente, foram levantadas informações a respeito do assunto mediante consulta a artigos, livros, participação em eventos científicos e contato com profissionais que já haviam trabalhado com a depressão na infância. Após se inteirar do tema, foi feito o primeiro contato com uma escola municipal de Campinas. Os alunos que participaram da pesquisa foram avaliados por meio de entrevistas e questionários propostos, além de uma avaliação de desempenho escolar de cada um deles.

Durante o levantamento, a psicóloga verificou a forte relação existente entre os fatores emocionais e o processo de aprendizagem. "Estas duas variáveis caminham juntas, uma interferindo na outra. Assim, uma criança com problemas escolares freqüentemente apresenta dificuldades de comportamento. E o inverso também é verdadeiro, uma criança com problemas emocionais, como a depressão, também pode apresentar dificuldades escolares", afirma a pesquisadora. "Nesse caso, os problemas escolares estariam atuando como uma possível expressão da depressão ", diz.

Para a psicóloga, esses dados revelam a importância do pensamento de uma criança diante dos eventos de sua vida e frente às situações acadêmicas. Afinal, certamente afetarão suas expectativas, a motivação para aprender, seu comportamento em sala de aula e a realização de tarefas.

Cerca de 3,5% dos alunos que participaram da pesquisa apresentaram sintomas da doença. "A prevalência encontrada é expressiva e indica que, de fato, a depressão está presente na infância", diz Miriam. Segundo ela, apesar da ausência de relação significativa, as meninas e os alunos repetentes apresentaram mais sintomas da doença.

Segundo Miriam, os principais sintomas de depressão são: o humor deprimido, falta de interesse nas atividades diárias, alteração de sono e apetite, falta de energia, sentimento de inutilidade, dificuldade para se concentrar, pensamentos ou tentativas de suicídio. No entanto, a psicóloga afirma que para o diagnóstico de um episódio depressivo é necessário que o indivíduo apresente pelo menos cinco dos sintomas citados, sendo que um deles deve ser o humor deprimido ou falta de interesse.

No entanto, a pesquisadora conta que esses sintomas podem variar: "É freqüente que uma criança apresente um humor irritável em vez de tristeza e melancolia. É comum o adolescente sentir tédio e sensação de vazio em vez de humor deprimido", explica.

A pesquisadora explica que já existem métodos eficazes para o tratamento a depressão infantil. Normalmente, o tratamento é realizado por uma psicoterapia, que trabalha não só a criança, mas também toda a família. Dificilmente é indicada alguma medicação.

2 comentários:

  1. Olá amiga educadora, estou fazendo pedagogia, no segundo ano, e já estou pensando em meu tcc, achei o tema bullyng, muito instigante.
    Este seria um tema o outro tema seria sobre mediação, so que não tenho encontrado muito matérial, se você tiver alguma dica pode me ajudar?
    segue meu mail: mara_ito@yahoo.com.br

    ResponderExcluir
  2. Oi Colega!

    Muito legal sua escolha trabalhar com educação é mais que uma profissão é também um trabalho social.

    Você esta certíssima em estar pensando em seu TCC, pois quando você já tem um tema em estudo fica mais fácil organizar sua pesquisa. Os temas escolhido também são bem interessantes e com fácil desenvolvimento sobre o assunto.

    Costumo dizer que quando escolhemos o tema da nossa pesquisa, não o escolhemos ele é que nos escolhe pois o caminho para a pesquisa realmente é complicado pois temos temas que gostaríamos muito de falar mas não encontramos muito sobre o assunto.

    Na minha opinião uma maneira de facilitar sua pesquisa é não só procurar livros sobre o tema, e sim buscar dentro de livro de assuntos diversos.

    A mediação acredito que seja um tema de fácil pesquisa pois em quase todos os livros de educação falam sobre, o que você terá que fazer é focar em uma e desenvolver em cima dela, com um estudo de caso, por exemplo, mas neste caso algumas faculdades acabam dificultando a pesquisa pois necessitam de autorização do conselho de ética para realizar-lá, em todo caso cabe verificar em sua faculdade.

    Quanto ao bullying, um tema hoje muito discutido é um tema que tem muito valor no desenvolvimento de uma pesquisa, mas no Brasil ainda temos muita dificuldade de encontrar livros que falem sobre o assunto, pois até pouco tempo este tema não era discutido, então um saída é procurar em livros estrangeiro (alguns já tem traduzidos) outra é procurar como falei anteriormente, em livros relacionados como por exemplo que falem de violência nas escolas, pois a pouco tempo este termo "bullying" não existia em nossa vocabulário, então quando os autores falam dessa perseguição sofrida por alguns alunos não utilizavam este termo.

    Hoje em dia não existe muitos livros que falem do assunto mas existe muitos artigos, reportagens e pesquisas que podem te ajudar a conhecer mais sobre o assunto e conseguir identifica-lo dentro de outros temas.

    Espero ter te ajudado mas qualquer dúvidas pode escrever. Publiquei no blog dois artigos um sobre mediação e mais um sobre bullying dê uma olhada.

    Continue lendo meu blog, divulgue e dê sugestões de tema que queira saber mais.

    Um abraço,

    Sueli Lopes Martins
    Psicopedagoga Clínica e Educacional
    Educadora

    ResponderExcluir