quinta-feira, 17 de março de 2016

Políticas Públicas para a Juventude

O conjunto de decisões e ações de um governo para solucionar problemas que em um dado momento os cidadãos e o próprio governo de uma comunidade política consideram prioritários ou de interesse público [...]


O que é política?

Arte ou ciência de governar.
Arte ou ciência da organização, direção e administração de nações ou Estados.
Aplicação desta arte nos negócios internos da nação (política interna) ou nos negócios externos (política externa).
Orientação ou métodos políticos.

O que são políticas públicas?


Políticas públicas são conjuntos de programas, ações e atividades desenvolvidas pelo Estado diretamente ou indiretamente, com a participação de entes públicos ou privados, que visam assegurar determinado direito de cidadania, de forma difusa ou para determinado seguimento social, cultural, étnico ou econômico. As políticas públicas correspondem a direitos assegurados constitucionalmente ou que se afirmam graças ao reconhecimento por parte da sociedade e/ou pelos poderes públicos enquanto novos direitos das pessoas, comunidades, coisas ou outros bens materiais ou imateriais.

O Governo Federal inovou na concepção de política pública e passou a considerar a juventude como uma condição social, e os jovens, como sujeitos de direitos
Esta nova concepção de política pública de para a juventude é norteada por duas noções fundamentais: oportunidades e direito. As ações e programas do Governo Federal buscam oferecer oportunidades e garantir direitos aos jovens, para que eles possam resgatar a esperança e participar da construção da vida cidadã no Brasil.

Oportunidades para adquirir capacidades
Acesso à educação, a qualificação profissional e à cidadania. 

Oportunidades para utilizar capacidades
Acesso ao mercado de trabalho, ao crédito, à renda, aos esportes, ao lazer, a cultura e à terra. 

Garantia de Direitos
Oferta de serviços que garantam a satisfação das necessidades básicas do jovem e as condições necessárias para aproveitar as oportunidades disponíveis. 


Programas de Políticas Públicas

                                                       

Nenhum comentário:

Postar um comentário