segunda-feira, 24 de janeiro de 2011

Aproveite as férias para estudar línguas gratuitamente e de forma divertida!


Descansando e aprendendo

Durante as férias, música, cinema e internet podem ser importantes aliados para ampliar o conhecimento

Falar outra língua, além do português, é praticamente obrigatório. Mas muita gente não tem grana para pagar um curso e não quer nem ouvir falar disso, agora que as férias vão começar. Sabia que é justamente nas férias que muita gente aproveita para começar a aprender uma língua? Sim, porque nesse período, quando estamos relaxadas e livres de compromissos, o tempo rende mais, a motivação é maior, ficamos mais livres e podemos descobrir um jeito só nosso de aprender. Quer saber como?


Ouça e traduza:
É possível aprender muito além dos livros. Basta dar asas à curiosidade. Ouça seus ídolos e procure saber o que diz a letra das músicas. Vai render mais se, em vez de pegar a tradução na internet, você tentar traduzir sozinha, usando um dicionário.

Só meia hora:
Quem quer consegue. Basta não se entregar à preguiça e não desistir na primeira dificuldade. Se você resolveu aprender inglês, por exemplo, dedique um tempo específico do seu dia para isso. Que tal meia horinha todo dia?

Perca a vergonha:
Fale as palavras no idioma que está aprendendo! Errar a pronúncia é comum e, quanto mais você falar, mais aprenderá. Não ter o entendimento total de uma sentença também é normal. Nesse caso, o ideal é tirar suas dúvidas com quem sabe.


Intercâmbio:
Faça intercâmbio se tiver oportunidade. Se não, faça amigos em outros países via internet. Aproveite o Skype e o MSN! Vai ser bom testar o que já aprendeu.

Cursos online:
Weblínguas: Envia lições por e-mail de espanhol, inglês e francês.
Livemocha: Oferece cursos de mais de 90 línguas diferentes.
USA Learns: Trabalha leitura, escrita e pronúncia em inglês.
Online Universities: Ensina línguas diferentes, como aramaico e dialetos africanos.

Eu aprendi!
Luiza Tomasuolo, de 17 anos, conta como começou a aprender inglês: "Minhas irmãs mais velhas viam filmes legendados e eu não conseguia ler rápido como elas. Comecei a prestar atenção no que estavam falando. Tinha 10 anos e não entendia nada. Com o tempo, fui pegando uma coisa ou outra. Depois, comecei a traduzir músicas e conversar com pessoas de outros países no MSN. Hoje eu ouço, falo e entendo. Entrei esse ano para uma escola de inglês e consegui pular dois anos de curso."

Fonte: www.educarparacrescer.abril.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário