sábado, 1 de janeiro de 2011

Necessidade de se dar mais atenção à Educação Física


Não há Educação sem Educação Física

Os candidatos a cargos eletivos devem defender que a Educação Física seja parte integrante do projeto pedagógico das escolas. As Políticas Públicas, os Programas e Projetos Governamentais devem contemplar o desenvolvimento da competência de movimentar-se, a promoção do esporte para toda a vida e a participação em atividades físicas como questão de vital importância na sociedade atual.

A Educação Física é necessária ao processo de crescimento e desenvolvimento das crianças tanto do ponto de vista corporal, quanto do cognitivo e do afetivo. É, portanto, uma das tarefas básicas do Sistema Educacional oferecer essa disciplina a seus alunos. A Educação Física deve ser valorizada como elemento indispensável à realização dos objetivos da Educação Básica. Possivelmente, não lhe é dado o devido valor pela falta de sensibilidade das autoridades educacionais em compreender o seu real significado para o aluno.

O Homem não é divisível em corpo e espírito, ele forma um todo psíquico e orgânico. A educação das crianças e jovens se faz de forma integral. Mesmo assim, de modo geral, a disciplina está sendo relegada a terceiro plano nas políticas educacionais. O número de sessões semanais vem diminuindo e não se tem dado a devida importância ao professor de Educação Física, principalmente nas séries de 1ª a 4ª do Ensino Fundamental. Infelizmente os profissionais da educação não têm se preocupado devidamente com a corporeidade de seus alunos, muito menos os Governantes na formulação de políticas públicas.

Acredito que esse 'esquecimento' do valor da Educação Física seja um dos principais fatores que está prejudicando sensivelmente o processo de educação integral, da aprendizagem e da formação global dos alunos. É também uma das possíveis causas para o aumento do número de brasileiros sedentários, obesos, estressados e acometidos de doenças cardiovasculares. Hoje as crianças e jovens não brincam com seus corpos, pouco se movimentam espontaneamente, prejudicando todo seu desenvolvimento biopsicomotor e sua evolução natural. O prejuízo muitas vezes é irrecuperável.

Sabe-se que o estilo de vida sedentário é associado a diversas doenças que afligem as pessoas, em particular as crianças que vivem nos centros urbanos. Ao entrarem na escola algumas crianças já apresentam sintomas de falta de atividade física. A imobilidade diante da T.V, dos computadores, dos jogos eletrônicos, o intenso trânsito das ruas, a falta de espaço nas cidades e moradias são algumas das causas. A Educação Física oferece condições para despertar o interesse dos alunos para a preocupação com a sua saúde, tornando-se um "meio" ou um "veículo" para a adoção de hábitos de vida saudáveis.

Todas as disciplinas curriculares têm como finalidade contribuir, por meio de sua especificidade, para a educação integral do jovem. A Educação Física visa, através do desenvolvimento e reflexão das atividades físicas e sua importância para a conquista da qualidade de vida, estar integrada no processo pedagógico da escola, contribuindo para que os objetivos da formação sejam alcançados.

Estudos já demonstraram que muitas crianças apresentam dificuldades de alfabetização por falta de coordenação - coordenação dinâmica geral e coordenação motora fina. A Educação Física tem sua especificidade no desenvolvimento do corpo em movimento consciente, fator necessário para a vida toda por cada um de nós e que não sendo desenvolvida prejudica, inclusive, o processo de desenvolvimento da lógica e da alfabetização. Portanto, é necessário que a Escola ofereça a disciplina para possibilitar à criança desenvolvimento de seu corpo para que ela possa viver de forma plena. Não há Educação sem Educação Física

O presidente da Confef (Conselhos Federal e Regionais de Educação Física), Jorge Steinhilber no site http://educarparacrescer.abril.com.br/aprendizagem/educacao-fisica-593213.shtml

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