terça-feira, 4 de janeiro de 2011

Família reunida


As férias são uma boa oportunidade de a criança conviver com os parentes e ter novas experiências e aprendizados

Durante as aulas, o mundo da criança gira em torno da escola e dos coleguinhas. A família ganha mais espaço nos fins de semana, mas, ainda assim, pode não ser o suficiente para uma convivência proveitosa. As férias são, então, uma grande oportunidade para interagir com pais, irmãos e outros parentes.

"Boa parte dos membros das famílias de hoje não se conhecem, são estranhos uns aos outros. Os meses de descanso das crianças podem se tornar uma fase de reconhecimento", acredita a psicopedagoga Tânia Ramos Fortuna, que coordena um curso de extensão voltado para educadores que querem aprender a brincar com as crianças. Ela propõe diversas formas divertidas de brincar em família e, assim, aproveitar ao máximo as férias.

Esconde-esconde
O encarregado de localizar os escondidos vence apenas se encontrar todos os demais participantes antes de que algum retorne para o ponto de partida. O primeiro dos que tiver se escondido a retornar para o ponto de partida vence, fazendo com que aquele que os procurava perca a partida.
Também pode ser jogada de outros modos, uma pessoa conta até certo numero com os olhos fechados e as outras se escondem, as pessoas que se esconderam tem que voltar ao lugar onde a primeira pessoa contou e "se bater", o primeiro ou o último (depende de quem está brincando) a serem "batidos" pelo que contou devem ficar no lugar dele.

Pega-pega
Pega-vela Quando o pegador toca no perseguido este deve ficar parado com a mão igual de um louva-deus até que outras pessoas o soprem para ser libertado. se o pegador pegar
Pega-gelo Quando o pegador toca no perseguido este deve ficar paralisado. A brincadeira acaba quando todos ficam paralisados. Geralmente a área da brincadeira é limitada, como um quintal de uma casa ou quadra.
Pega-grupo Quando o pegador toca em um perseguido este também se torna um perseguidor e passa a correr atrás dos demais. Vence o último que sobrar.
Pega-corrente Quando o pegador toca em um perseguido este forma uma corrente que pega os outros jogadores.
Pega-pega americano Quando o pegador pega o que foge ele tem que parar no lugar e abrir as pernas até que outro que também foge passar por baixa dele, quando uns dos que fogem é pego 3 vezes é a vez dele ser o pegador.
Pega-pega salvador Haverá duas crianças com a bola e duas pegadoras quando o pegador estiver pegando a criança o salvador (que é a criança que está com a bola) deve jogar para quem esta quase sendo pegado e ao pegar a bola o pegador nao pode mais pegala porque a bola é tipo um pique 3 vezes a pessoa essa pessoa será o pegador
Pega-pega Niterói (RJ)
Esta brincadeira também é conhecida como Pique-Tá ou Pique-Pega.
Pique-cola Niterói (RJ)
Uma criança será responsável por colar todas as outras. Quando alguém é pego, tem que ficar paralisado no lugar em que foi colado e a que está com o pique continuará tentando alcançar as demais. Enquanto tenta realizar esse objetivo, a criança que está colando, precisa estar atenta para que as já alcançadas não sejam descoladas pelas outras crianças que ainda não foram. A última a ser colada ficará com o pique.


Gato-mia
É necessário escolher um jogador que será o pegador na brincadeira. Esse sai da sala enquanto os outros se escondem. Apaga-se a luz e o pegador é mandado entrar. O objetivo é procurar alguém, dos que estão escondidos. O pegador pode tentar fazer ruídos ou dizer algo engraçado para que os "gatinhos" escondidos comecem a rir e sejam mais facilmente encontrados. Ao encontrar, o pegador diz:
- Gato, Mia!
O jogador pego deve miar, disfarçando a voz. O pegador então, deve tentar adivinhar quem está miando. Se ele acertar, o jogador pego passa a ser o novo pegador. Senão, o jogo recomeça com o mesmo pegador.
Essa brincadeira pode ser feita tanto num ambiente escuro, como com uma venda nos olhos. Se com luzes acesas, é chamada de cabra-cega.

Fontes: www.educarpracrescer.com.br e http://pt.wikipedia.org/wiki/Brincadeiras_de_crian%C3%A7a

Nenhum comentário:

Postar um comentário